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Festival de cinema Brasil

Festivais de Cinema são eventos organizados por universidades, organizações privadas, governos locais, associações de arte e/ou sociedades de cinema. Eles propiciam uma oportunidade para cineastas desconhecidos mostrarem seus filmes para uma platéia de verdade e serem analisados por críticos profissionais. Os cineastas cujos filmes são aceitos em um festival têm também a valiosa atenção da imprensa e a perspectiva da atenção de agentes e compradores, sem mencionar o prêmio em dinheiro, no caso de vencerem.
Alguns festivais são amplos em escopo, eles recebem uma extensa variedade de assuntos e metragem de filmes. Mas outros festivais são bem mais especializados: aceitam apenas comédias, filmes judaicos ou  filmes feitos por diretoras, por exemplo. Alguns festivais são específicos para um determinado gênero de filme, tais como documentários ou uma determinada metragem, como curtas.Alguns filmes não conhecidos anteriormente, estréiam em festivais e se transformam em grandes sucessos comerciais. Um deles foi o filme de Steven Soderbergh "Sexo, Mentiras e Videotape", que estreou no Festival de Cinema de Sundance, em 1989 e ganhou o Prêmio do Público. Ele concorreu depois no Festival de Cinema de Cannes, de onde Soderbergh saiu com a desejada Palma de Ouro. O filme chamou a atenção da Miramax Studios, que lançou "Sexo, Mentiras e Videotape", em agosto de 1989. No final, o filme, que foi feito com um orçamento de apenas 1 milhão de dólares, acumulou cerca de 25 milhões de dólares, somente nos Estados Unidos.

À medida que a tecnologia avança, os festivais de cinema vão ficando mais evoluídos. Muitos cineastas estão começando a produzir e editar seus filmes em computadores, e não mais em celulóide. E muitos fãs de cinema estão procurando na internet os últimos lançamentos independentes. Seguindo essa tendência, alguns festivais têm expandido o cenário online. Toronto e Sundance são apenas dois dos festivais de cinema que possuem uma ramificação online. Apesar de terem menos orçamento do que seus primos do mundo real, os festivais de cinema online podem alcançar um público muito maior. Em 2003, o site do Festival de Cinema Online de Sundance recebeu mais de 600 mil visitantes.

                                           10 Filmes que marcam a historia nacional

1- Assalto ao Trem Pagador – 1962
 Autor: Stephanie Watson
Este filme, dirigido por Roberto Farias, foi baseado em fatos reais. Meia dúzia de criminosos atacou e assaltou o trem pagador da Central do Brasil na década de 60, no Rio de Janeiro. O caso só foi solucionado um ano depois do ocorrido e causou espanto, visto que a polícia suspeitava que o crime havia sido executado por criminosos internacionais. No filme, um inteligente criminoso carioca chamado Grilo (interpretado por Reginaldo Faria) convence alguns bandidos da favela Japeri a assaltarem o trem de pagamentos da Central do Brasil. Enquanto que Grilo é um pertencente da elite, branco e de olhos azuis, que dirige carros de luxo e compra as roupas mais caras, os outros criminosos são pobres e negros. Os assaltantes conseguem roubar 27 milhões de cruzeiros e combinam de não gastar o dinheiro em menos de um ano, o que levantaria suspeitas. No entanto, Grilo gasta mais do que devia para ostentar riqueza e ainda humilha seus companheiros por considera-los inferiores. Tião Medonho, o chefe do bando da favela, não perdoa e estoura os miolos de Grilo. Em apenas três semanas de exibição, somente no Rio de Janeiro, 400.000 pessoas foram assistir o filme nos cinemas. A produção cinematográfica conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais. ========================================================================
Vidas Secas – 1963
 Este é um dos mais importantes filmes brasileiros, pois é o único representante nacional da lista redigida pelo British Film Institute, que indicou as 360 obras fundamentais em uma cinemateca. Vidas Secas participou também do Festival de Cannes e foi indicado à Palma de Ouro. O filme, dirigido por Nelson Pereira dos Santos, é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos. Uma família de retirantes formada pelo pai Fabiano, pela mãe Sinhá Vitória, e pelos filhos mais novo e mais velho, além da cachorra Baleia, atravessa o sertão nordestino em busca da sobrevivência.
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Deus e o Diabo na Terra do Sol – 1964
Esta obra representou um marco do Cinema Novo. Dirigido por Glauber Rocha, o filme conta a história do vaqueiro Manuel, que se revolta com a exploração que sofre por parte do coronel Morais e decide mata-lo. Tal ação faz com que ele e sua mulher, Rosa, sejam perseguidos por jagunços. O casal só consegue escapar quando decide seguir o beato Sebastião. Mas um novo empecilho surge na vida dos dois. É que o matador de aluguel Antônio das Mortes, a mando da Igreja Católica, deve exterminar os seguidores de Sebastião. Para escapar da morte, Rosa e Manuel continuam a fugir até se encontrarem com Corisco, cangaceiro que era companheiro de Lampião. O filme conquistou importantes prêmios em festivais nacionais e internacionais e foi indicado à Palma de Ouro.

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São Paulo S.A – 1965
Dirigido por Sérgio Person, o filme conta a história de Carlos (interpretado por Walmor Chagas), um jovem pertencente à classe média paulistana que começa a trabalhar em uma grande empresa do setor automobilístico. Depois de algum tempo, em um novo emprego no qual assume o cargo de gerente, ele sustenta a família e ganha bem, apesar disto, vive insatisfeito. Só lhe resta fugir para tentar encontrar algo que o faça feliz. Logo Carlos percebe que a ideia foi péssima, visto que ele nutre verdadeira paixão pela cidade de São Paulo e não poderia ser feliz vivendo em outro lugar. O filme foi agraciado com vários prêmios nacionais e internacionais, inclusive o Prêmio do Público na Primeira Mostra do Novo Cinema de Pesaro, na Itália. A película é considerada uma das únicas representantes paulistanas pertencentes ao Cinema Novo.
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Terra em Transe – 1967
 Glauber Rocha sempre foi um diretor polêmico e suas obras sempre estiveram recheadas de críticas. Com Terra em Transe não foi diferente. O filme foi lançado em uma época tumultuada da política brasileira, e como na película são retratados, intencionalmente, personagens das diferentes tendências políticas existentes no Brasil no momento, ela recebeu duras críticas e foi muito mal recebida pelos intelectuais. Na obra, o senador Porfírio Diniz pretende governar o fictício país Eldorado. No entanto, um jornalista idealista, um político populista e o dono de um império da comunicação irão atrapalhar seus planos. Apesar de ter sido mal recebido pela crítica, o filme conquistou prêmios importantes no exterior, além de vencer em diversas categorias em um festival brasileiro e no Prêmio Governo do Estado de São Paulo.
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O Bandido da Luz Vermelha - 1968
 Este filme é considerado o maior representante do cinema marginal brasileiro. Rogério Sganzerla, roteirista e diretor, tinha apenas vinte e dois anos de idade quando lançou a obra. O filme é baseado na história real de João Acácio Pereira da Costa, mais conhecido como o Bandido da Luz Vermelha, apelido que recebeu da imprensa sensacionalista. O assaltante dá dor de cabeça aos policiais em função de seu comportamento fora do padrão. Ele assalta diversas casas luxuosas de São Paulo sempre com o auxílio de uma lanterna com luz vermelha. Seus crimes sempre ocorriam da mesma forma: ele entrava nas casas, possuía as vítimas, conversava longamente com cada uma delas e depois gastava o dinheiro roubado de forma extravagante. Em determinado momento ele se encontra encurralado e decide então encerrar sua carreira de criminoso ao cometer suicídio. ========================================================================
Cabra Marcado para Morrer – 1984
Este filme é considerado pelos críticos o melhor documentário brasileiro. A princípio, Eduardo Coutinho, o diretor, queria fazer um filme de ficção para contar a história de João Teixeira, um líder camponês paraibano assassinado em 1962. O Golpe Militar, no entanto, o obriga a mudar seus planos e o filme precisa ser interrompido. Coutinho só o retoma dezessete anos depois e decide transformá-lo em documentário. Para tanto, vai atrás dos camponeses, da viúva de João, Elizabeth, e de seus dez filhos para colher depoimentos. O resultado é uma obra que conta a trajetória dos personagens que recordam, com tristeza, o drama de uma família de camponeses durante a tumultuada época da ditaduramilitar.
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Central do Brasil – 1998
Este é um dos filmes brasileiros mais premiados. Só para se ter uma ideia, Central do Brasil conquistou o prêmio de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, levou para casa um Urso de Ouro, em Berlim e Fernanda Montenegro, a protagonista do filme, conquistou um Urso de Prata. O filme foi agraciado ainda com outros dezessete prêmios em importantes festivais e premiações nacionais e internacionais. Walter Salles levou para as telas a história de Dora (interpretada por Fernanda Montenegro), uma mulher que escreve cartas para os analfabetos na Central do Brasil. Uma destas mulheres que não sabe ler e escrever é Ana, que junto com seu filho Josué precisa de ajuda para escrever uma carta. Na saída da estação Ana é atropelada e morre. Contrariada, Dora resolve acolher o menino de apenas nove anos e o ajuda a encontrar o pai que ele nunca conheceu, no interior do Nordeste.
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Cidade de Deus – 2002
Fernando Meirelles adaptou o filme para as telas de cinema a partir do livro homônimo, escrito por Paulo Lins. O personagem principal do filme, de acordo com seus produtores, é a favela que dá nome à obra. Para que os espectadores conheçam a história do lugar, são contadas as histórias dos moradores da favela, todas narradas sob o ponto de vista do menino Buscapé. Ele acredita que se tornará um bandido, assim como as pessoas que vivem à sua volta. O talento que possui para a fotografia, no entanto, acaba transformando sua vida e ele consegue se libertar do ambiente em que vive, impregnado de crime e violência. Muitos dos atores do filme eram realmente moradores da favela. O filme recebeu quatro indicações ao Oscar e participou da seleção oficial do Festival de Cannes.
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Tropa de Elite 2 – 2010
 Em Tropa de Elite, Wagner Moura encarna o Capitão Nascimento, chefe do Bope que precisa encontrar um substituto, já que seu filho está prestes a nascer. Em uma ocorrência em um baile funk ele se vê diante dos aspirantes da polícia militar, Neto e Matias. Os dois são bastante honestos e decidem frequentar o curso de formação de oficiais da Tropa de Elite. Ambos são aprovados e Nascimento acredita que finalmente encontrou alguém para substituí-lo, para que ele possa, finalmente, deixar de ir aos morros e atuar em um cargo administrativo. Em Tropa de Elite 2, Nascimento aparece mais velho e passa a ocupar o cargo de comandante geral do Bope. Em seguida ele é nomeado Sub Secretário de Inteligência e começa a perceber que seus inimigos não são apenas os traficantes e os usuários de drogas, mas também os políticos com interesses eleitoreiros e os policiais pertencentes às milícias. O primeiro Tropa de Elite levou para casa o Urso de Ouro no Festival de Berlim enquanto que a sequência de Tropa de Elite contabilizou 11 milhões de espectadores, o que fez com que o filme se tornasse a obra nacional mais vista. ========================================================================





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